segunda-feira, 10 de julho de 2017

Aprendendo línguas com o Duolingo




O Duolingo é um aplicativo para aprendizado de línguas criado pelo guatemalteco Luis von Ahn, que foi o criador do Captcha e ReCaptcha que funcionavam como verificadores de sites para pessoas provarem que não eram robôs. Voltando ao Duolingo, o aplicativo foi criado em 2012 e atualmente conta com 120 milhões de usuários incluindo este que vos escreve. 

O Duolingo funciona na interface Web, além de estar disponível para Android, IOS e Windows Phone. O aluno é incentivado dentro do aplicativo a aprender a língua escolhida através de desafios que lembram jogos, quizzes, onde você vai aprendendo um conjunto de palavras novas e como estas podem ser utilizadas dentro de frases. Então há uma repetição que faz com que você aprenda, seja completando frases, traduzindo as e em alguns momentos até as falando. 

Não posso falar ainda da eficiência do aplicativo no aprendizado da língua estrangeira, mas posso dizer que tenho achado interessante a minha experiência. Só pra constar no momento em que escrevo estou estudando Italiano pelo aplicativo, não sabia nada da língua a não ser o que todo mundo aprendeu nas novelas italianas da Globo, estou segundo o aplicativo com 14% de fluência no idioma. Escreverei o que acho do aplicativo novamente quando chegar aos 100%. 

O Duolingo oferece para quem fala português cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão e Esperanto. Para que já fala Inglês a gama de línguas é muito maior. 

Gostei do aplicativo porque ele te incentiva a praticar um pouco todos os dias. É bom ter em mente que este curso não lhe deixará fluente na língua escolhida, mas é um bom incentivo para iniciar o aprendizado, mesmo que básico e depois futuramente buscar outras formas de aprimorar o conhecimento adquirido.

O Duolingo pode ser acessado no site: https://www.duolingo.com/

Nenhum comentário :

Postar um comentário