Novidades

Thursday 19 September 2013

Microcontroladores: Fluxogramas

Por Júlio César Pereira

Ferramenta fundamental para qualquer rotina de um programa de microcomputador. É por essa ferramenta que se pode observar como foi implementada a estratégia de solução elaborada por um programador. O fluxograma representa como o fluxo de informação será processado pelo microprocessador.

Fluxograma Simples


1- O primeiro bloco deve conter o nome do programa associado ao seu objetivo ou função.
2- Um segundo bloco deve conter as condições iniciais dos bits, registradores e posições de memória que serão utilizados no programa.
3 - Um terceiro bloco faz o processamento da informação, que pode ser a realização de movimentação de informações, operações lógicas e aritméticas e rotação. 
4- O quarto bloco determina onde será armazenada a informação processada.
5- E o último bloco deve indicar o fim do programa.

Fluxograma de programa com loop



Um programa com loop deve ter o primeiros três blocos como mostrado no fluxograma de programa simples devendo apenas no segundo bloco determinar um local na qual serão armazenadas as informações que serão processadas, um buffer. 

1- O primeiro bloco deve conter o nome do programa associado ao seu objetivo ou função.
2- Um segundo bloco deve conter as condições iniciais dos bits, registradores e posições de memória que serão utilizados no programa. Informações do buffer de memória
3 - Um terceiro bloco faz o processamento da informação, que pode ser a realização de movimentação de informações, operações lógicas e aritméticas e rotação. 
4 - O bloco que chamei de teste é um bloco de tomada de decisão. Ele testará uma condição matemática ou lógica definida no bloco anterior. Se a condição for satisfeita, será definido uma caminho de processamento, caso contrário outro caminho será seguido. 
5- O quinto bloco processará as informações que não atenderam a condição de teste do bloco anterior.
6-O sexto bloco fará o controle do loop, verificando se todas as informações foram processadas(analisadas). 
  a) Controle pela posição inicial e quantidade de elementos. Aponta-se a posição de inicio do processamento e o número de elementos. A cada processamento diminui-se a quantidade de elementos. Enquanto a quantidade de elementos for diferente de zero, desvia para o processamento. Quando o número de elementos for zero(0) o programa passa para o próximo bloco. 
    b) Controle pela posição inicial e final. Aponta-se a posição inicial e compara a cada processamento a posição seguinte do buffer com a posição final. Enquanto o endereço for diferente deve se voltar ao processamento. Quando o endereço do buffer for igual ao endereço final o programa deve ir para o bloco seguinte.
7 - O sétimo bloco determina onde será armazenada a informação processada.
8 - E o último bloco deve indicar o fim do programa.

Ficarei devendo alguns exemplos mas depois faço um post construindo alguns fluxogramas. Espero que gostem. Por favor comentem. 

Júlio César Pereira

2 comments:

  1. Julio cesar, este nome tem poder meu camarada! neste caso vc tem o poder de alfabetizar as pessoas intereçada em saber mais sobre programação de micro, coisa que para muita gente falar disso e muito dificil, mas to gostando muito do blog uma metodologia bem simplificada de encinar e eu to nessa quero aprender talves não chego a ser um programador mas estou tentando aprender pelo menos um pouco mais sobre microcontroladores. Parabens pelo blog, ajudar quem precisa não tem preço mas que deus abençoa vc e sua familia.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Agradeço pelo comentário. Muito legal que esteja gostando. O jeito agora é eu caprichar nas próximas postagens para manter e melhorar o nível.

      Delete