sábado, 8 de setembro de 2012

Lean Seis Sigma em Serviços

Por Júlio César Pereira
O Seis Sigma é uma metodologia que visa à melhoria de processos, redução da variabilidade e maximização do lucro. A abordagem mais comum e utilizada pelo seis sigma é a redução de defeitos. Mas também é uma ferramenta que permite buscar a causa raiz de problemas e qualificação de ganhos através de ferramentas como o DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar) além de requerer a supervisão para as equipes de projetos alocadas – os Black Belts.
O lean é uma ferramenta utilizada para eliminação de desperdícios e melhora do fluxo do processo. Essa ferramenta elimina atividades que não agregam valor, reduz o lead time, níveis de estoques desnecessários e tempos de parada.
A utilização destas duas ferramentas associadas melhora a velocidade, a qualidade e o custo do processo simultaneamente.
O grande sucesso dessas metodologias fez com que atualmente o Lean Seis Sigma venha sendo utilizado para tomadas de decisões estratégicas de organizações como definição de estratégias de crescimento, melhoria de serviços prestados a clientes, aumento da eficiência no varejo e principalmente redução de custos.

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