segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Como criar um produto de sucesso?


Júlio César Pereira

Darlan Deparolis

Marcelo Rabelo

 

Como já mencionado para elaborar um projeto de sucesso o segredo do marketing epidêmico está na capacidade de inovação e apoiado nos conceitos de Satisfação, Simplicidade, Segmentação e Alvos programados.

Na Fase de planejamento do projeto, devem-se levantar todos os aspectos sobre o produto e possibilidades de uso, assim como suas dependências e fazendo testes de aceitação do público alvo. O maior exemplo disso foi o lançamento dos Post-it pela 3M.

As pessoas não sabiam o que fazer com os bloquinhos, além de não quererem gastar com um produto que competia com o papel de rascunho. Então o Marketing da 3M teve a brilhante idéia que ficou conhecida como a “Blitz de Boise”, ao encher o mercado de artigos para escritório com amostras grátis de Post-its e depois constataram que 90% dos consumidores que experimentaram o produto diziam que o comprariam.

No ramo alimentício temos exemplo do produto Amanditas que originalmente se tratava de refugo da linha de produção e foi ofertado ao mercado gerando grande aceitação e sucesso de vendas passando então a ser produto de linha.

E também o caso das Havaianas citadas no post anterior, onde a empresa teve que desenvolver um novo projeto de produto e marketing para atingir novas classes de consumidores no Brasil e no mundo.

Um projeto bem desenvolvido gera  uma  marca de  produto bem elaborada que traduz ao cliente as fortaleza da empresa pela qual ela passará a ser reconhecida.

Existem muitas marcas que são sinônimos de requisitos do mercado e traduzem um conceito ou um padrão ao cliente como por exemplo Brastemp; Ferrari;Rede Globo; Walt Disney ; etc.

Os carros da marca Volvo são reconhecidos como os veículos mais seguros do mercado pelos especialistas deste seguimento, fato resultante do tipo de mercado para o qual este produto foi desenvolvido.

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