sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Havaianas, Mania Nacional


Mania nacional ou quem sabe até mesmo internacional. “Não soltam as tiras e não têm cheiro”, atualmente “todo mundo usa”, são os slogans dessa hoje mundialmente famosa marca de sandálias, as Havaianas. Havaianas é uma empresa do grupo Alpargatas detentora de marcas como Topper e Rainha. As sandálias já foram consideradas item de cesta básica nos anos 80, hoje estão nas prateleiras de lojas conceituadas no Brasil e no mundo. Um produto que o brasileiro paga em média R$10,00 é vendido por R$500,00 em lojas de Nova Iorque e Paris por exemplo. As sandálias Havaianas estão nos pés dos menos afortunados até a chamada “elite” da sociedade.

A empresa possuía apenas um modelo de sandália e apenas 4 cores até 1994 e foi criada para atender a classe trabalhadora brasileira tendo seu pico de vendas em 1988 com a venda de 88 milhões de pares. Essa grande popularidade acabou gerando uma grande queda de rentabilidade levando o produto ao nível de commodity. Devido a isso a empresa começou a desenvolver novos modelos de sandálias, novas cores e também uma nova forma de apresentação com embalagens mais modernas.

Hoje a empresa conta com mais de 60 modelos de sandálias em 60 variações de cores, utilizadas por artistas famosos nacionais e internacionais, modelos, socialites. Vendidas em mercados e em boutiques.

A partir desse momento o foco do marketing saiu das características do produto e passou a mostrar quem usa esse produto. As campanhas sejam elas em revistas ou comerciais de TV mostram que ela pode ser usada por todo tipo de público desde a pessoa mais pobre, um sem-terra em reportagem na tv até o seu artista, atleta favorito. Um exemplo de ação que foi feita para internacionalizar a marca é que desde 2003 todos os concorrentes do Oscar, maior premiação do cinema internacional recebem um par de sandálias Havaianas. No Brasil grandes personalidades fazem comerciais mostrando como usam as sandálias no seu dia a dia. Com essa mudança de visão as sandálias passaram de commodity a um acessório desejado e usado por todos.

2 comentários :

  1. Sou formado em comunicação... Assim, gostei muito do seu texto... Mas R$500,00? Isso é sério? eheheheh

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    1. Olá Aline, obrigado pelo elogio. Existem vários modelos lá assim como no Brasil. Em 2003 um par de havaianas chegou a ser vendido por 100 libras em londres o que chega quase a R$480,00. No link que estou colocando segue um modelo de $200 dólares vendido nos Estados Unidos. http://us.havaianas.com/womens-sandals/top-luminous.html

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