sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Gestão de Projetos x Marketing Industrial


Júlio César Pereira

Darlan Deparolis

Marcelo Rabelo

Utilizando os conceitos e técnicas das disciplinas Gestão de Projetos e Marketing Industrial, é possível estabelecer os fundamentos da condução eficaz de projetos, voltados à implementação de ações de Marketing Industrial de forma estruturada, compromissados com a adoção de práticas inovadoras que, incorporadas à operação permanente da empresa, contribuem de forma decisiva para a consolidação de relacionamentos baseados na criação de valor no foco dos clientes.

A aplicação dos conceitos das duas disciplinas cria um diferencial competitivo agregador de valor no mercado.

A diferenciação no mercado também depende dos serviços agregados aos produtos. O produto em si não representa um elemento de destaque, já que qualidade e preço podem ser semelhantes em diferentes fornecedores. É a partir da oferta de produtos+serviços que uma empresa pode se destacar. O importante é somar valores ao produto final que sejam percebidos pelo cliente. Estes valores estão ligados às necessidades da empresa que podem se referir à logística, distribuição, prazo, atendimento, entre outros.

Mas como a relação entre empresas - o business to business - não é uma via de mão única, é importante que a empresa-fornecedora saiba escolher suas empresas-clientes. Assim, é possível contribuir para o desenvolvimento e o crescimento dos parceiros de negócios. “O Marketing Industrial olha a relação de ambos os lados. Se por um lado o fornecedor está focado no desempenho do cliente, por outro, o cliente precisa cuidar bem do fornecedor para garantir sua manutenção. É uma relação efetivamente de parceria”, sugere Masini.

A Escola de Marketing Industrial (EMI), centro de aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências no relacionamento entre empresas sob a ótica da Inovação e do Valor, instiga os executivos a repensarem suas formas de enxergar o mundo empresarial.

Este objetivo é alcançado por meio de programas focados em diversas áreas essenciais à boa aplicação do marketing como gestão, estratégia, fundamentos e programas instrumentais, essenciais aos bons resultados.

Com um objetivo comum as disciplinas têm foco no cliente. A aplicabilidade destas disciplinas visa o universo do cliente por meio do Marketing Industrial, mostrando uma forma reveladora de pensar e agir, que só será possível por intermédio da leitura e da percepção de reais necessidades – nem sempre verbalizadas. A partir desse entendimento, conceitos e práticas são discutidos para propiciar a criação, por antecipação, de soluções de valor inovadoras.

Questões fundamentais para o marketing industrial; Ambiente de negócios e sua evolução; Estratégias diferenciadoras de marketing industrial; Construção de Alianças no Marketing Industrial; Gestão e Mobilização de Talentos para a construção de Valor ; Comunicação em Marketing Industrial; Gestão da Marca em Marketing Industrial; Finanças em Marketing Industrial; Sistemas de Gestão em Marketing Industrial; Gestão do Capital de Valor e Desenvolvimento de Produtos no Foco do Cliente são melhor administradas utilizando as técnicas de Gestão de Projetos.

Com a aplicação de conceitos das duas disciplinas é possível alcançar os seguintes resultados:

·        projetos estruturados de marketing.

·        Entendimento sobre as variáveis que influenciam a identificação de ações de marketing consideradas prioritárias e a forma mais adequada para seu tratamento.

·        Capacitação para a gestão de equipes multidisciplinares, mobilizadas para a concepção de alternativas de ações de marketing e sua efetiva implantação.

·        Domínio da arte do “fazer acontecer”.

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