Novidades

Saturday 4 August 2012

Gestão da Qualidade

Leia também o post Operações de Produção.
 
Todos os conceitos e abordagens para qualidade conforme definidos por David Garvin, se aplicam ao negócio e sistemas de gestão da planta da VW objeto deste estudo.
Os produtos e processos desenvolvidos abordaram os conceitos de:
  • · Transcendental: Sinônimo de beleza, atratividade e excelência nata, situação encontrada em produtos ou serviços que são reconhecidos pela qualidade em tudo que fazem.
  • · Baseada no produto: Se o produto realiza aquilo que se espera, inclusive na diversidade de algumas características adicionais que agregam valor ao produto.
  • · Baseada na produção: conformidade do produto às suas especificações dentro de padrões de desempenho pré-estabelecidos, 
  • · Baseada no consumidor: o reflexo das preferências do consumidor, se o consumidor estiver satisfeito o produto tem qualidade. Este é o conceito mais difícil de estabelecer, pois depende da impressão pessoal de cada um. 
  • · Baseada no valor: Desempenho ou conformidade a um preço aceitável. Qualidade quer dizer o melhor para certas condições do cliente. Pode ser a exclusividade que é vista como um diferencial de qualidade.
 O conceito de Qualidade traduz a capacidade que uma organização em atender e surpreender os seus clientes, com produtos ou serviços que atendam suas necessidades com valor de mercado, dentro das especificações do projeto, com baixo custo para fabricação, que traga segurança ao cliente no seu uso, não implicando em serviços e itens adicionais para o seu funcionamento, na quantidade e tempos certos de acordo com as necessidades do cliente.
Sistema de gestão para Produto de alta tecnologia e valor agregado exigem que todas as dimensões de qualidade sejam validadas e garantidas para manter o ciclo de vida do produto.
As dimensões da qualidade de Desempenho, Características do produto/serviço, Confiabilidade, Conformidade, Durabilidade, Atendimento, Estética, Qualidade percebida necessitam ser desdobradas e controladas no sistema.
A evolução dos conceitos de gestão da qualidade permite classificar a era em que as organizações se encontram. A VW na gestão da fábrica Transparente atinge o Ciclo de gestão total da qualidade por ter qualidade pessoal com nível de maturidade otimizada, qualidade departamental, de produtos, de serviços e de empresa.
Este ciclo evolutivo se caracteriza em:
  • · Foco: Nesta era a qualidade é vista como um elemento de impacto estratégico. Elementos como missão, visão e valores são integrados a gestão da qualidade, os programas de qualidade agora são chamados de sistemas integrados de gestão da qualidade.
  • · Visão: A visão geral dos negócios, estabelece a qualidade como um diferencial competitivo a ser alcançado. A qualidade agora é obrigação não mais necessidade.
  • · Ênfase: A ênfase adotada está na análise ambiental, as necessidades do mercado e do cliente são determinadas via estudos do ambiente do negócio.
  • · Método: O método para elaboração dos programas de qualidade estão relacionados com o planejamento estratégico, com os objetivos dos negócios e suas visões de futuro, a mobilização para a qualidade vem de cima.
  • · Responsável: A responsabilidade pela qualidade é de todos os departamentos e da alta administração fortemente.
Com a evolução dos sistemas as ferramentas da qualidade se multiplicaram e podem ser classificadas em 3 grupos:
A. Ferramentas básicas: Folha de Coleta de Dados, Diagrama de Pareto, Estratificação, Diagrama de Causa e Efeito,Histograma, Diagrama de dispersão e Gráfico de controle
B. Ferramentas gerenciais: Diagrama de Afinidades, Diagrama de Relações, Diagrama de Árvore ou Sistemático,Diagrama de Matriz, Análise de Dados da Matriz, Análise PDPC e diagrama de setas.
C. Ferramentas avançadas: Brainstorming, Benchmarking, 5S´s + 3, 5W2H, Empowerment, QFD/FEMEA, Matriz GUT,Kaizen, TPM . Gestão Produtiva Total, 6 Sigma e ás 8 Disciplinas.
Para o sucesso na gestão da qualidade deve-se buscar a combinação destas ferramentas, com os objetivos organizacionais, deve tomar a forma de um sistema integrado de gestão da qualidade. Cada ferramenta deve ser utilizada com um propósito de integração da estratégia organizacional com a estratégia para a qualidade.
A importância da visão zoon out para a questão do planejamento da qualidade na organização permite usar as ferramentas avançadas,enquanto que as ações para a implantação e ações para a qualidade são feitas internamente no negócio com visão visão zoon in aplicando ferramentas básicas e gerências.

No comments:

Post a Comment