terça-feira, 14 de agosto de 2012

Aplicabilidade de conceitos de Gestão em Marketing e Gestão de Projetos




Júlio César Pereira

Darlan Deparolis

Marcelo Rabelo



Resumo



Este texto apresenta uma análise do artigo: Como transformar seu produto em mania, de Arthur D. Little, construído a partir de questões baseadas nas disciplinas de Gestão da Projetos e Marketing Industrial.

Palavras-chave: Gestão, Projeto, Marketing, Propaganda.



1    Introdução




Para continuar em expansão, a indústria brasileira deve investir cada vez mais em relacionamento e entender que a propaganda de massa nem sempre é aplicável à comunicação entre empresas, sempre se guiando por três dimensões: respeito, ética e prosperidade. “O respeito tem a ver com o passado e a história que foi construída. A ética está ligada ao presente, a uma relação absolutamente clara e transparente. A prosperidade é o motivo que leva uma empresa -fornecedora a firmar uma parceria com uma empresa-cliente e está ligada ao futuro”, acredita o presidente do Instituto de Marketing Industrial e da Escola de Marketing Industrial.
“O relacionamento no Marketing de Consumo tem o objetivo de criar uma relação mais emocional com o consumidor. No Marketing Industrial, a proposta é melhorar o desempenho do cliente”, explica Augusto Masini, Coordenador de Relacionamento com Clientes da área de Engenharia da Petrobras, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Para o jornalista canadense Malcolm Gladwell o "marketing epidêmico" transforma um novo produto em necessidade para a sociedade.

Se você deseja que seu produto ou marca mude a visão do consumidor e se torne uma necessidade no mercado, siga quatro lições para mudanças de grande impacto ensinadas por Gladwell: Velocidade da mudança - Idéias inesperadas - Rever conceitos - Poder social .

O Texto apresentado (Como transformar o seu produto em mania) demonstra com clareza estudos e trabalhos de marketing que obtiveram sucesso aplicando as técnicas apresentadas na disciplina Marketing Industrial.

O marketing epidêmico somente é possível se atender a teoria de Maslow relativas as necessidades de auto-realização, de estima, sociais, de segurança e psicológicas .

OS conceitos de PROMOÇÂO, apresentados na disciplina  Marketing Industrial  (venda, publicidade/propaganda,força de venda, relações públicas e marketing direto) são muito fortes no marketing epidêmico.

O grande segredo do marketing epidêmico está na capacidade de inovação .

 Para Arthur D. Little o princípio do marketing viral, está apoiado em quatro conceitos:

·        Satisfação: acertar da primeira vez é a base para o marketing viral positivo.

·        Simplicidade: a inovação deve ser memorável e fácil de explicar.

·        Segmentação: a ordem é começar muito pequeno e pensar muito grande.

·        Alvos programados: é preciso saber atingir mais depressa a massa crítica em cada segmento de mercado.

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