terça-feira, 17 de julho de 2012

Operações de Produção


As variáveis que interferem nas operações de produção necessitam ser medidas e controladas. A unidade da Volkswagen na Alemanha utilizada como modelo para este estudo se caracteriza por alto Volume de output devido ao grau de repetição, especialização, sistematização e grande intensidade de capital envolvido. Tem baixa Variedade de output por trabalhar com poucos modelos ofertados aos clientes, a Variação da demanda está controlada pela produção para estoques permitindo que o processo seja contínuo e operações mistas no Grau de contato com o consumidor, já que foi construída de forma a permitir que o cliente acompanhe o processo de produção da sua encomenda. 

Esta planta foi idealizada para ser de Classe mundial, voltada ao cliente, com características de empresa enxuta, e com os melhores indicadores de Produtividade. Tal nível é possível para empresas que passaram por todas as fases da evolução da produção aproveitando o melhor de cada uma delas. 

A estratégia de desenvolvimento de produtos aplicada é mista (product-out e market-in) procurando maximizar seus recursos e utilizando-se de avançados sistemas produtivos, suportados pela tecnologia da informação que permite acompanhamento da produção pelos clientes e flexibilidade que permite produzir por encomenda ou para estoque. 

Pelo elevado grau de sistematização e automação, técnicas avançadas de desenvolvimento como de análise do valor e de engenharia do valor provavelmente foram aplicadas para analisar as funções de bens e serviços de forma a atingir funções necessárias e as características essenciais da maneira mais rentável. 

A utilização da Técnica de Projeto Modular para obter melhorias com qualidade, redução de prazos, aumento da funcionalidade do produto podem ser aplicadas. 








Engenharia Simultânea devido às vantagens oferecidas em redução do período gasto para o lançamento, melhoria na qualidade; competência técnica e permitir chances de sucesso do produto maiores também são indicadas. 

Dentro das estratégias de negócios a relação cliente-fornecedor para suportar o nível tecnológico e sistêmico desta planta exige uma integração estratégica com os fornecedores. Onde o fornecedor possa decidir estrategicamente com o fabricante o posicionamento do produto no mercado. 

O desenvolvimento de parceria real nos negócios para estruturação de um sistema comakership onde os processos de desenvolvimento (avaliação prévia, diretrizes para programa de melhoria, treinamento e acompanhamento, interações constantes para melhoria de processos; Negociação (contrato prevendo exclusividade,compromisso de informações,repasse de ganhos com melhoria do processo,penalidades do não cumprimento de prazos) são estruturados e confiáveis.


Imagens: Divulgação VW. Fonte: http://www.volkspage.net/artigos/41/

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