segunda-feira, 9 de abril de 2012

Melhorando a velocidade de um processo.



Tem pessoas que tem a incrível capacidade de complicar as coisas ao invés de simplificá-las. Muitas atividades poderiam ser mais rentáveis ou simplesmente mais rápidas se houvessem menos complicações em seus processos. Criam-se etapas que não agregam nenhum valor a atividade desenvolvida e muitas vezes não percebem isso sem um estudo detalhado da mesma ou a visão de alguém que está fora do processo. Segue abaixo um exemplo e sua solução.
Em uma empresa de engenharia, toda vez que um projeto necessitava de alteração o mesmo devia passar por sete gerentes para análise e assinatura. O problema é que passar por todos os gerentes gastava um tempo relativamente grande, que gerava problemas para o processo de fabricação, pois impedia a correção de defeitos nos projetos e produtos baseados nesses projetos. Feito um estudo descobriram que cinco dos gerentes não possuíam conhecimentos especializado que contribuísse com o processo, somente dois deles precisavam analisá-las e aprová-las, para colocar o processo em movimento. Os outros gerentes agora recebem apenas notificações das modificações realizadas, pois ter esses conhecimentos lhes era útil. (George; Michael L., 2004, p. 49)
Está solução foi encontrada utilizando os princípios de Lean e Seis Sigma. Reduziu-se o tempo necessário para a modificação do projeto e consequentemente na correção de produtos baseados nesses projetos.

Para quem tem interesse em atuar na área ou apenas buscar soluções para seus processos sejam eles em pequenos escritórios ou grandes empresas sugiro os livros indicados abaixo, que trazem vários conceitos mesmo para quem nunca ouviu falar dessas duas filosofias e exemplos de aplicação. O primeiro livro faz uma abordagem mais para serviços enquanto o segundo faz uma abordagem mais generalizada dando exemplos da utilização de Lean Seis Sigma até em nossa vida pessoal.

Referências Bibliográficas

GEORGE, Michael L. Lean Seis Sigma para Serviços. Rio de Janeiro Qualitymark, 2004.
GITLOW, Howard S. A guide to Lean Six Sigma Management Skills. Boca Raton Auerbach Publications, 2009.




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