Novidades

Tuesday 27 March 2012

Automação Residencial

Por Júlio César Pereira
Imagine você no trânsito parado por um instante que seja, você pega seu celular e com alguns cliques a banheira em sua casa começa a encher, liga também o ar condicionado para que a temperatura esteja agradável no momento de sua chegada do trabalho. Essas e outras mordomias estão disponíveis há uma pequena parte da sociedade. As casas inteligentes já são realidade no Brasil e graças a queda do dólar e aumento da produção de alguns desses equipamentos vem tornando essas tecnologias disponíveis a uma porção maior da sociedade. Hoje é possível instalar em sua residência uma fechadura com leitor biométrico por uma média de R$1500,00. 

 

O que é Automação Residencial?

Automação residencial é a capacidade de integrarmos diferentes funções dentro de nossas residências como controlar a iluminação ou persianas através de um único controle. Por exemplo: você pode ligar, desligar ou variar a intensidade da luz, ou abrir e fechar as persianas através de um celular, um painel de controle na sua parede, um tablet. E é possível integrar seu sistema de home Theater, persianas, iluminação, ar condicionado através de IPad, deixando destacados os canais que você mais assiste.

Para 2011 havia uma estimativa de faturamento de R$200mi nessa área no Brasil. Segundo a Aureside - Associação Brasileira de Automação Residencial - existem em média 1 milhão de residencias no país com potencial de automação. Ou seja uma ótima oportunidade de negócio.


Para mais informações sobre a área pesquise no link abaixo e futuramente falarei mais sobre o assunto e as diferentes tecnologias utilizadas.

E ai o que acham? Já conversei sobre o assunto com pessoas  que acharam isso o cúmulo da preguiça, que vai criar mais e mais sedentários. Eu particularmente acho interessante, além de poder ser utilizado para melhoria da segurança residencial e até mesmo economia de energia que é assunto para outro post. Deixem seus comentários.

No comments:

Post a Comment